
Tesourão - Fregata magnificens
O tesourão é uma ave que soube se adaptar com maestria às limitações de seu corpo e habitat. Ela se alimenta de pequenos peixes, mas como não sabe nadar, "rouba" o alimento do bico de aves menores durante o voo. Pelo comportamento peculiar, a ave recebeu o apelido de pirata-do-mar.
Há a lenda que diz que os tesourões são as únicas aves que dormem voando, pelo hábito de, às vezes, passarem a noite toda planando sobre as ilhas sem nenhum movimento de asas. Símbolo do Estado de Pernambuco.
Seriema - Cariamidae
A seriema é típica do cerrado pantaneiro e tem no canto a sua principal característica, podendo ser ouvido a mais de um quilômetro de distância. Apesar de ser uma ave, a seriema prefere correr, voa em poucas ocasiões, como em situações extremas quando caçada. É símbolo de Minas Gerais.
Diz a lenda que a siriema costuma cantar quando o tempo está prevendo chuva. Seus gritos, seja de uma ave solitária, seja de um casal em dueto, são altos e longos. Parecem longas risadas, as quais vão acelerando-se e aumentando de tom à medida que a ave repete o canto. Pode permanecer gritando por vários minutos a fio.
Sabiá-laranjeira - Turdus rufiventris
Símbolo do estado de São Paulo e também símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira é conhecido pelo seu canto forte, melodioso e agradável.
Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve o canto do sabiá, durante a madrugada, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.